Sensação de ouvido abafado, entupido, com pressão ou até mesmo doendo, durante ou após quadro de gripe ou sinusite. Se você já passou ou está passando por isso, sabe o quanto essa situação pode ser incômoda e, em alguns casos, desesperadora.
Saiba o que realmente está acontecendo, o que você não deve fazer de jeito nenhum nessas situações, é o mais importante, o que fazer para melhorar. Então, boa leitura e vamos lá.
Durante um quadro de gripe ou sinusite, o nariz pode ficar muito congestionado e com muita secreção. Essa secreção pode ser removida em forma de coriza e quando assoamos o nariz, pode também descer para a garganta (o que pode causar muita tosse), ou ainda se movimentar até os nossos ouvidos.
E quando essa secreção, ou catarro, vai para o ouvido, causa todo esse transtorno.
A parte de trás do nariz tem uma ligação com a parte interna dos ouvidos (região atrás da membrana timpânica, chamada de orelha média), através de um tubo muscular chamado tuba auditiva, e é através dessa tuba que as infecções nasais chegam até os ouvidos, causando a chamada otite média aguda.
Na otite média, o ouvido fica cheio de secreção, causando entupimento, redução da audição, zumbido, pressão e até dor (às vezes a dor é muito forte). E se você ainda está lendo este texto, provavelmente isso está acontecendo com você ou com alguém muito próximo, nesse exato momento. Então vamos ao que interessa.
O que você não deve fazer nessa situação:
1-Assoar o nariz de forma vigorosa (com força), pois fazendo isso a secreção pode ir, de forma mais intensa,para os ouvidos e piorar a sensação de abafamento e dor.
2- Não usar soro nasal de alto volume( garrafinha) nem de alta pressão( seringa), pois também pode empurrar ainda mais secreção para os ouvidos.
3- Evite viajar de avião. Em altas altitudes a pressão na parte de dentro do ouvido fica maior que a parte externa e, se esse ouvido já tiver com muita secreção, a pressão irá aumentar ainda mais (aliado a dificuldade de equalização da pressão pelo nariz,que está trancado), podendo causar dor intensa e até perfuração da membrana do tímpano.
4- Não pingue nenhum remédio no conduto, seja de farmácia ou caseiros. Nestes casos, o problema está na parte de trás da membrana timpânica. A gota otológica só age nas inflamações do canal auditivo, portanto, não vai resolver nada nesses casos, e pode piorar o desconforto.
E o que fazer para melhorar?
Lembra que a origem do problema foi a inflamação e congestão do nariz? Pois é, a melhora dos ouvidos vai acontecer junto ou, mais comumente, após a melhora da infecção das vias aéreas. Por isso, mesmo com tratamento adequado, a melhora é lenta e gradual, podendo os sintomas ainda durarem semanas.
Para agilizar a liberação do nariz e ouvidos, recomendo lavagem nasal de baixo volume, com sprays de jato contínuo, que tem uma pressão fixa. Dessa forma, é possível remover o excesso de secreção na parte de trás do nariz, sem que aumente de forma exagerada a pressão nos ouvidos (dependendo da pressão que for exercida na lavagem nasal, o quadro pode piorar.Por isso não recomendo a garrafinha nesses casos).
Nos quadros de gripe ou resfriado, sabemos que a melhora dos sintomas se dá de forma espontânea em torno de 7 ou 10 dias, a partir daí, se observa a melhora do nariz e posteriormente dos ouvidos, sem necessidade de tratamentos medicamentosos específicos.
Mas se, mesmo após esse período, o ouvido não der nenhum sinal de melhora, ou até mesmo piorar,com dor forte ou febre, a inflamação pode ter evoluído para uma infecção bacteriana. Nesses casos você vai precisar fazer uma avaliação médica, pois pode ser necessário iniciar tratamento específico com antibióticos orais,corticoide ou descongestionantes para resolver o problema. E aí você deverá seguir o tratamento conforme recomendado pelo seu médico.
Sprays de corticoide nasal( como busonid, nasonex, avamys, amome etc…) também podem ser indicados para redução do inchaço nasal e melhora da congestão e posterior pressão nos ouvidos, principalmente para os pacientes que já possuem alterações nasais crônicas, como rinite alérgica, por exemplo.
Tenha calma, o seu ouvido vai melhorar, mas de forma mais lenta e gradual.Primeiro você terá melhora da inflamação nasal e posteriormente o ouvido também será liberado.
Um abraço, até o próximo tema!