O QUE É A VACINA PARA RINITE ALÉRGICA?

A vacina para rinite, também chamada de IMUNOTERAPIA ESPECÍFICA é um tratamento muito eficaz nos casos de rinite alérgica, sendo, atualmente, o único meio que pode  interferir no curso natural da doença, ou seja, aquele que mesmo quando encerra o tratamento os sintomas não voltam. Isso pode permanecer por muitos anos e em alguns casos promover até a cura.

O tratamento é feito injetando semanalmente no paciente uma vacina contendo quantidades muito pequenas do agente causador da alergia (alérgenos). Essa quantidade é aumentada gradativamente ao longo do tratamento, de forma que o nosso sistema de defesa passa a se “acostumar’ e não mais identificar aquele alérgeno como agressor

PORQUE ALGUMAS PESSOAS TEM BONS RESULTADOS E OUTRAS NÃO?

Para se obter bons resultados é necessário ser comprovado o quadro alérgico com exames laboratoriais e o teste alérgico cutâneo ,chamado de prick test. Dessa forma são  identificados quais os principais causadores da alergia e feito a vacina totalmente personalizada após avaliação minuciosa do paciente.

Dessa forma, deve ser avaliado a anatomia da  via área, e identificar se há alterações importantes como presença de carne esponjosa nas narinas, desvio do septo nasal e demais alterações que podem interferir no bom funcionamento da respiração e portanto que devem ser tratados antes de se iniciar  a imunoterapia, para que se tenha realmente sucesso.

Outros tipos de rinite, como as relacionadas a mudança de clima ou ao contato com  produtos químicos por exemplo já não respondem bem a esse tipo de tratamento. Portanto, a seleção adequada do paciente e seus sintomas é que vai determinar um tratamento de sucesso ou não.

 

TODOS QUE TEM RINITE ALÉRGICA PODEM FAZER  A VACINA?

Poder, pode. Porém são adotados alguns critérios para se indicar o tratamento, pois o mesmo além de ser longo e financeiramente dispendioso não está isento de riscos, como por exemplo o aparecimento de  reações alérgicas mais graves.

Então indicamos para os casos de :

-Adultos e crianças( acima de 5 anos) com quadro de rinite alérgica moderada a grave

-Falha no  tratamento convencional com medicação, como antialérgicos e corticoides tópicos nasais

-Pacientes que não querem mais usar tanta medicação de forma frequente

-Pacientes que apresentam efeitos colaterais dos medicamentos convencionais

COMO É FEITO O TRATAMENTO E POR QUANTO TEMPO?

As vacinas são feitas tradicionalmente por via subcutânea, ou seja, injetadas com pequenas agulhas na região logo abaixo da pele. A boa notícia é que agora ela também pode ser administrada por via sublingual. Simmm, agora pode ser feita sem que tenha que passar pelo desconforto das agulhadas.

Basta colocar algumas gotas da vacina embaixo da língua e pronto. Os estudos mostram que essa via de administração é tão eficaz quanto a injetável, e mostra-se ainda mais segura em relação aos possíveis efeitos colaterais.

A duração recomendada da imunoterapia é de 3 a 5 anos. No primeiro mês de tratamento pode haver uma piora dos sintomas, mas logo em seguida já se nota a melhora dos mesmos sem a necessidade de uso constante de medicações. Após o término do tratamento os sintomas continuam controlados por até 10 anos ou mesmo nunca mais retornarem como antes.

Dúvidas??